sábado, 22 de novembro de 2008

Perto, porém longe…

Tive a honra de ser convidada para participar de uma Confraria… uma Cofraria das Flores. Achei fantástico, até porque eu já achava a idéia do grupo fantástica, participar dele então, seria perfeito. Ganhei um nome: Flor de Liz!
Comecei minha busca! Vivendo na África longe das outras flores, me senti na obrigação de fazer algo além… queria deixar uma marca, na verdade inventar moda… aff! Quanta frustação…
Visitava o blogg todo dia, e não vinha nada na minha cabeça… ai veio a brilhante idéia: “ vou começar pesquisando uma flor típica daqui, ou talvez nem típica, mas precisa ser linda”…
Bom queridas flores, eu rodei… rodei… rodei… e nada! Primeiro que Luanda é coberta por uma poeira laranja, pouquissímo verde, marcas da Guerra até hj.
Onde então, encontrar minha flor, minha flor linda para enviar para outras flores???
Perguntei ao Sr. Manoel motorista que trabalha comigo qual a flor típica daqui, me disse um nome super estranho (welwichia), porém não a encontramos… andava no carro atenta e nada…
Comecei a pirar: não temos flores em Luanda…. Eu já sabia que não tinha verde, mas nem uma florzinha… Em casa tenho uma mini horta, com mangericão, salvia e alface… Mas eu queria FLORES, FLORES COM CORES, FLORES LINDAS… e nos dias que eu procurava meus dias estavam sem cor, tristes…
Comecei a viajar: meus dias estão sem cor, por isso não vejo a flor? Parece brega, mas juro que pensava isso…
Foi na quinta feira do dia 30 de outubro, desci do meu apartamento para fazer minha caminhada do dia… Pra quem não sabe moro em um condomínio e faço caminhada todo santo dia… 1 hora pra ser mais exata! Tinha tido um dia bom, tranquilo. Na terceira volta para minha surpresa quando me virei, vi várias flores. Aliás, ao redor das casas dentro do condomínio cheinhooo delas… lindas, cor de rosa, brancas, amarelas… fiquei feliz demais na hora e ao mesmo tempo com vergonha… havia procurado tanto e estavam ao meu lado, dentro de casa…
Nossa, foi muito pra mim que gosto de viajar na famosa maionese! Subi para meu apartamento e comecei a pensar nessa lição que a vida havia me dado de presente… e claro, teria que compartilhar com vcs!
A vida não pode ser limitada! Meu olhar não pode ser único e sem possibildades… quantas vezes dormimos clamando por ajuda, por afeto, abrigo, amizade, etc, etc, etc…. será que não estamos buscando longe ou não enxergando o quão perto isso está?! Será que não estamos indo atrás das “flores” que talvez sonhamos existir e assim deixamos de ver as flores lindas e reais bem perto de nós?! Será que não idealizamos muito, quando na verdade o pouco seria suficiente para nos fazer feliz?.... será, será, será…. A grande questão é nunca deixar de buscar!!!
Talvez vocês não entendam o quanto foi bom isso acontecer pra mim. O quanto foi bom para eu “abrir” os meus olhos. Ir além, mas não o além impossível, o além no sentido de transcender, de enxergar, de me apegar aquilo que me faz bem e está perto de mim.
Enfim florzinhas, não deixem de buscar, pode parecer um jargão, mas quando menos a gente espera, a gente enxerga e entende muita coisa…
Bjos floridos para vcs!!!

Flor de Liz

2 comentários:

Bahasi disse...

Gente...
Eu conheci a Liz! Um dia antes dela partir para mais uma aventura...
E depois através de e-mails ela me deixou ser amiga dela.
E já vi o que ela escreve!
O ESPIRRO DELA JÁ É UMAPOESIA SÓ!
Seja bem vinda, Flor de Liz!

JAZZ-MIM disse...

Adorei! Bem vinda ao jardim! Sou jazz-mim mas coberta de rosas.... bjos