terça-feira, 30 de setembro de 2008

meninas, minha tese: Não existe amor da vida!!!

Bom, pra começar quero explicar que de cara essa afirmação é muito reconfortante, ao contrario do que a maioria das pessoas pensa assim que lê... é claro que é reconfortante, se não existe amor da vida, vc jamais vai correr o risco de perde-lo...

Mas sem brincadeiras, resolvi escrever sobre o assunto porque já falei dele milhões de vezes – já defendi a idéia varias vezes e nos mais variados contextos, já falei no consultório com clientes, no trabalho na secretaria, em palestras sobre afetividade, em festas, reuniões intimas de amigas, ufa... mas é porque acredito mesmo, na verdade, a teoria do amor da vida é péssima, por vários ângulos, e o primeiro deles é que é o primeiro passo para a destruição, pois se é o amor da sua vida, vc não precisa de cativar, cuidar e muito menos conquistar NE? É o amor da sua vida... tsi, tsi...

Mas vamos lá, não existe amor da vida por um simples motivo, ninguém nunca é perfeito pra ninguém!!! Podem desistir!!! A gente realmente só troca de defeitos, qualidades e características físicas... rs, rs

Mas vou explicar melhor, gostar das qualidades das pessoas é uma coisa muito fácil, o porteiro do meu prédio me adora pelas minhas qualidades, minha vizinha e minha tia tb... qualquer um vai gostar das minhas qualidades, já gostar dos meus defeitos e das minhas singularidades não... certamente não será tão fácil... defendo que esse é o segredo, pessoas compatíveis são mais fáceis de conviver e de se entenderem... é assim, as qualidades de todo mundo nós adoramos certo???

Mas e os defeitos... o segredo está neles... Conseguimos nos relacionar bem com pessoas cujos defeitos e singularidade nós conseguimos conviver, aceitar, contornar... numa boa... sem nos irritar...

Nessa linha de raciocínio, quando encontramos alguém compatível , alguém que suporta bem nossos defeitos e cujos defeitos nós tb suportamos, quando isso acontece nós temos a possibilidade de construir um relacionamento.

Porque possibilidade gente?? E porque nós temos que suportar e conviver com os defeitos?? Uma pergunta de cada vez... qto aos defeitos, que fique claro que quando não aceitamos e convivemos bem com o ou os defeitos de alguém, acabamos por nos irritar e querer que a pessoa mude (o que nunca acontece) ou pior, podemos acabar agredindo verbalmente a outra pessoa, o que só detona uma relação... e porque falei de possibilidade?? Porque qdo temos duas pessoas compatíveis, que suportam e aceitam bem os defeitos e peculiaridades da outra, ainda assim, só isso não adianta, as duas pessoas precisam de querer construir!!!!!!!!!!!!!

E o que significa construir gente?/ ai, ai, acho que as pessoas se esqueceram disso tudo...

Construir é não viver na era do descartável, do fútil, do vazio....

Construir é se importar, é viver junto, dividir as alegrias e os problemas, amar, amar demais, dar espaço pro outro, saber se retirar de vez em quando, fingir que não ouviu, ou viu, é manter a sua vida e seus próprios interesses, assim como amigos seus, individuais e claro, deixar o outro ter isso tudo tb... é se apaixonar todo dia, é conquistar, regar o jardim, é escutar, é conversar por horas, é ser amigo de verdade, é ficar calado, é abrir mão de vez em quando, é querer ser feliz e ver o outro feliz, é segurar na mão, respeitar, entender, brigar de vez em quando qdo não concordar pra depois fazer as pazes e ceder, é se importar com os problemas que não são seus,com a família que não é sua, é ter projetos juntos, se divertir junto, é casar, ter filhos e imaginar vc velinho do lado da outra pessoa, é cobrar lealdade e nao fidelidade (se as pessoas se tocassem o quanto a lealdade é mais importante...) é se jogar, é confiar cegamente, e fazer isso tudo achando lindo e nunca por obrigação, é acreditar de olhos fechados no pra sempre – eu sei gente, que pode não ser pra sempre, mas só vale a pena investir e estar junto se a gente acredita num futuro no presente, se não, é perda de tempo e a vida não tem ensaio nao, ta passando...

Bom, porque falei isso tudo, porque para dar certo precisamos de duas pessoas querendo construir. Uma só não vai adiantar nunca... precisamos achar pessoas compatíveis que tb queiram construir e ir a luta!!

Alias, acho que vou mudar agora esse termo “construir” pra plantar... porque no caso propriamente dito é jardim né gente??? Prédio um dia acaba e perde totalmente a graça e seu tesão, mas um jardim não... ele as vezes sofre com as secas e ate certo abandono mas, ao contrario de um prédio, ele jamais pára de crescer, enquanto houver amor.... desejei há pouco tempo, num discurso no casamento do meu irmão mais novo, que eles (os noivos) pudessem sempre se lembrar do quanto o jardim deles era lindo e tivessem sempre amor, sonho, fé e fantasia pra recomeçar, todo dia, arregaçando as mangas e trabalhando um pelo outro....

Nossa busca maior é pelo amor, é sempre inegavelmente o amor, ah, como eu adoro estar apaixonada... Costumo falar pras minhas clientes no consultório qdo elas terminam o namoro, que o último é sempre o melhor... nossa tendência não é a evolução??? Não sempre estamos procurando melhorar? Terminamos uma relação porque não está bom e aí vamos em busca de algo melhor... bom, como psicóloga, me sinto na obrigação de defender a tese do ultimo é sempre o melhor ,porque se não, estaríamos com o penúltimo ainda e sinceramente, se vc está pensando aí que o antepenúltimo era maravilhoso e que vc nunca mais encontrou ninguém assim, vai a luta minha filha, vai atrás dele, porque vc ainda não esqueceu...

Graças a Deus, sempre senti que o ultimo era sempre o melhor e olha, quando vc acertar – aí sim, o ultimo vai ser o ultimo mesmo, não vai passar, vc não vai enjoar, as crises serão pequenas e os problemas contornáveis ... se achar que já encontrou seu último, vá a luta e se não der certo – lembre-se, não existe amor da vida, logo vc nao o perdeu... rs, rs...e agora vai!!! vai procurar seu compatível querendo construir!!!!!!!!!!! rs, rs, rs...

PS: já encontrei o meu ultimo, acho os defeitos dele incríveis, rs, rs, e sim, ele é compatível... mas não quer construir comigo...snif, snif...mas ainda não desisti... afinal de contas, ele ainda é o meu ultimo (e por mais que eu queira passá-lo pra penúltimo, ele não vai de jeito nenhum...) ai, ai, coração de mulher apaixonada é igual burro empacado...

5 comentários:

JAZZ-MIM disse...

é nega! amor doi, e o ultimo é sempre o melhor mesmo!

Beatriz C. disse...

QUANTO VC COBRA PELA CONSULTA???

eu concordo com tudo isso... aiai, como é reconfortante saber q eu nunca foi precisar sofrer pelo amor q não existe!

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

ahn?

Bahasi disse...

simplesmente DISCORDO!
E não tenho argumentos.
Amar dói, mas é bom.
Jogar é ruim.

Vivendo e aprendendo a jogar!

Eu me contradigo?
Pois bem. Sou um milhão!

Bjs

Amanda Evangelista disse...

Linda confraria!!!

A tese fez-me lembrar dos conselhos da mamãe...

Ela tinha um termômetro interno que indicava a minha necessidade de colo, cheiro, carinho, mimo... Que era acionado assim que eu colocava os pés em casa.

Era assim:
- Filha, permita!
- Sra., mãe!
- Permita o amor, filha!
- Ah, mãeeee! (E eu abria a boca a chorar!!!)

E em seguida vinha colo, consolo, mimo... Carinho de mãe! E ela declamava um de seus versinhos preferidos:

“Quando estiver mais distraída ele aparecerá. Como mágica! E será dia perfeito. Para toda a vida!”

(Ao fechar os olhos consigo vê-la e ouvi-la. Saudades, mãe!)

Mãe e pai ficaram casados 36 anos e 40 anos juntos desde o primeiro encontro. Se conheceram em uma lanchonete onde ela servia café logo quando veio do interior para a cidade grande. Primeiro e único e grande amor e amor de toda uma vida. Separado pela morte a três anos passados.

Acredito no amor. No amor para a vida. No amor da vida!

Beijos, buquê!
Amanda.