quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A felicidade está na realidade


A busca pelo prazer, pelo êxtase, parece reinar no mundo contemporâneo. Você é obrigado a ser feliz a todo custo. Feliz com seu trabalho cumprindo a máxima amar o que se faz; feliz com sua família do tipo propaganda de margarina; feliz com o grande-amor-da-sua-vida como numa comédia romântica de Hollywood; feliz, feliz, feliz... Perdemos o direito de sofrer, afinal reclamamos de barriga cheia o tempo todo. Temos comida na hora do almoço enquanto a África passa fome. Somos saudáveis enquanto milhões de pessoas agonizam em hospitais. Temos emprego enquanto desempregados pedem ajuda nos sinais... Sem medo de parecer insensível, eu pergunto: e daí?
É claro que me importo com os problemas do mundo, tanto que não quero colocar um filho nele. Mas tais problemas não me tiram o direito de sofrer por sentir o peso dos meus, justamente porque eles são MEUS e não do mundo. Fome, miséria, doenças, guerras nos afetam mesmo que viremos as costas. Afetam à humanidade. Mas os MEUS problemas ME afetam.
Ainda não descobri como ser feliz no trabalho, pois continuo ficando muito mal humorada quando o despertador toca às seis da manhã. Minha família não se reúne em volta de uma mesa colorida todos os dias com sorrisos ‘colgate’, aliás, isso nunca acontece. Não encontrei o amor-da-minha-vida e não acredito que ele exista. Sofro com o ônibus lotado, com roupa e banheiro pra lavar, com a ausência da minha família, com falta de carinho e endorfina, com minha timidez, com a saudade de quem não está mais aqui, com a grana menor que o mês, com uma solidão inexplicável mesmo cercada de pessoas e ainda me permito sofrer com os problemas dos meus amigos.
Sofro mesmo! Sofro quando sinto que é necessário sofrer e sou feliz por isso. Feliz porque aprendi que o sofrimento é evolução e mesmo prazer. É preciso entender para resolver, mas antes: internalizar, sentir, amargar e até chorar.

Aline Lua
26/11/08 – 10:30h

2 comentários:

Fernanda Magalhães disse...

Incrivel!
Já postei sobre isso tbém...Será que somos obrigados a ser feliz o tempo todo?

Belo texto!

Bjos!

Bahasi disse...

Belíssimo!

Ass: Mãe de Frank